quarta-feira, 3 de junho de 2009

>

O FUTEBOL DE AREIA





O futebol de praia ou futebol de areia é uma variante do futebol jogada na areia. É bastante recente enquanto desporto organizado, datando de 1992 a sua institucionalização, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol.

O desporto organizado pratica-se num campo com no mínimo 40cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols tem 2,20m de altura por 5,5m de extensão.

A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do gol, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de pênalti e portanto a marca onde as penalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).

E, assim como no futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.

Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70 cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars.

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, e um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.

O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.

Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.

Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juizes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.

No caso de um empate, prorrogação de três minutos deve ser disputada, seguida de uma disputa por pênaltis, caso necessário.

A bola deve ser colocada de volta em jogo seja por arremesso ou por chute a um companheiro de time. Goleiros podem apenas recomeçar o jogo com as mãos.

Não existem tiros indiretos no futebol de areia. Todos os tiros livres são diretos e chutados do lugar onde a falta foi cometida, ou da linha de meio-campo (para certas ofensas como cera na área, um 2º atraso para o goleiro na mesma jogada, um goleiro recomeçar o jogo chutando a bola, etc.). Um pênalti é marcado se a falta é cometida dentro da área de pênalti.

Barreiras não são permitidas nos tiros diretos. O livre é sempre batido pelo jogador que sofreu a falta, excepto se este estiver lesionado. Se se verificar uma das ofensas atrás referidas, a equipa pode escolher um jogador para marcar o livre.

Na falta que for cometida em seu próprio campo, todos os outros jogadores que não o cobrador devem permanecer pelo menos a cinco metros da bola, mas não diretamente entre a bola e o gol. Se a falta foi cometida no campo de ataque, todos os jogadores deve permanecer atrás da bola.

Para faltas duras, um jogador deve receber um cartão amarelo. Por faltas graves ou após um segundo cartão amarelo, o jogador será punido com um cartão vermelhoe deve retornar ao vestiário imediatamente. Após dois minutos de inferioridade numérica, o time desse jogador pode colocar um novo jogador.

O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles. No ano seguinte, o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina. O Brasil saiu vencedor.

Em Abril de 1994, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o primeiro evento de futebol de praia a ser transmitido pela televisão. No ano seguinte, a primeira Campeonato Mundial que foi sediado no mesmo local. O campeão foi o Brasil, país-sede, que se tornou o primeiro campeão mundial de futebol de areia.

Com o sucesso do evento, os organizadores desenvolveram o jogo e se preocuparam então em divulgá-lo mundo afora. Foi criada assim a Pro Beach Soccer Tour, com 60 jogos em dois anos pela América do Sul, Europa, Ásia e nos EUA, atraindo grandes nomes para a areia. O interesse gerado pelo tour na Europa levou à criação da Liga Européia Profissional de Futebol de Areia.

Em 1998, a Liga Européia e a Taça da Europa floresceram. A primeira edição da Liga Européia foi conquistada pela Alemanha, enquanto Portugal venceu a primeira Taça da Europa. As selecções que mais se destacaram nessas competições foram Portugal, Espanha, França e Itália, mas nos últimos anos têm surgido novas selecções, muito fortes, como a Suíça, a Polónia, a Ucrãnia ou a Rússia.

Os quatro anos seguintes viram o crescimento consolidado por maiores progressos dentro e fora de campo. Em 2004, a FIFA, vendo o crescimento e potencial do esporte, acabou decidindo que seria o órgão internacional responsável pelo Futebol de Areia, e, em Maio de 2005 organiza a primeira Copa do Mundo de Futebol de Areia sob sua responsabilidade com sede mais uma vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que acabou com o triunfo da França.

O time de futebol de praia mais conhecido mundialmente se chama Nike.com

Atualmente, o Futebol de Areia continua crescendo, continuando a surgir e desenvolver novas seleções e competições pelo mundo fora.


CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL DE AREIA


A Copa do Mundo de Futebol de Areia é um evento organizado anualmente que decide o título mundial desse esporte. Desde a edição de 2005 passou a ser organizada pela FIFA, quando a entidade internacional decidiu que seria a responsável pelo futebol de areia.

Todas as edições da Copa até 2007 foram realizadas no Brasil, sendo na grande maioria na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em 2008, foi realizada em Marselha, na França e em 2009 a Copa do Mundo se realizará em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Três equipes conquistaram o título mundial até hoje: o Brasil em doze oportunidades, Portugal e França, uma vez cada. Os franceses conquistaram a primeira edição do torneio com a chancela da FIFA, em 2005.

COPA DO MUNDO FIFA



ANO

LOCAL

CAMPEÃO

VICE-CAMPEÃO

TERCEIRO LUGAR

2005

Rio de Janeiro BRA

França

Portugal

Brasil

2006

Rio de Janeiro BRA

Brasil

Uruguai

França

2007

Rio de Janeiro BRA

Brasil

México

Uruguai

2008

Marselha FRA

Brasil

Itália

Portugal

2009

Dubai EAU

-----------------

------------------------

-----------------------


UM JOGO MEMORÁVEL


A seleção brasileira, atuando pela primeira vez desde a aposentadoria de Junior Negão, mostrou que a ausência do veterano não diminuiu a força da equipe e venceu a Seleção do Mundo, formada por astros internacionais do esporte, como o português Madjer, por 5 a 4. O destaque da partida foi o goleiro Mão, do Brasil, com defesas sensacionais, inclusive impedindo um gol de pênalti do português Belchior.

Mais entrosado, o Brasil começou a partida arrasador, com três gols ainda no primeiro período. Benjamin, cobrando falta de longa distância, abriu o placar. Pouco depois, Buru, acertando um belo chute de primeira no canto direito do goleiro, ampliou para os donos da casa. No fim da etapa inicial, André, em contra-ataque pela direita, fez 3 a 0.

No segundo período, a Seleção do Mundo marcou seu primeiro gol a 3m30s com o português Madjer, cobrando falta da metade do campo. O Brasil respondeu 30 segundos depois com Sidnei, acertando um belo chute cruzado de primeira, próximo à meta rival. No terceiro e último período, após um belo gol do português Belchior, marcando com categoria após driblar a zaga brasileira, o goleiro Mão mostrou categoria ao defender um pênalti batido pelo mesmo Belchior.

Logo em seguida, Sidnei ampliou o marcador para o Brasil com um belo gol, após contra-ataque iniciado com uma roubada de bola. Com 5 a 2 no placar, o Brasil relaxou e a Seleção do Mundo aproveitou e fez dois gols seguidos. O primeiro com Pasquali, chutando de longe e contando com a ajuda do montinho artilheiro, e o segundo com o argentino Hilaire, de pênalti.

No fim do jogo, Benjamin, que substituiu Junior Negão como capitão da seleção brasileira, comemorou a vitória e a boa atuação brasileira.

“- Só temos a agradecer pelo privilégio de atuar em um time com tantos craques. Estamos há três anos nesse ritmo vencedor, e hoje não foi diferente. Fizemos uma grande partida e merecemos a vitória sobre uma grande equipe, formada por muitos craques.


CURIOSIDADES


O gosto da vitória é doce, mas no futebol de areia há quem não abra mão de sentir um sabor amargo. É o caso do uruguaio Diego, goleiro da Seleção do Mundo, que enfrenta o Brasil neste domingo, a partir das 9h30m, no Alto da Lapa, em São Paulo. O desafio faz parte da programação do Verão Espetacular e será transmitido ao vivo pela Rede Globo.

Seguindo uma tradição de seu país, o uruguaio tem por hábito beber chimarrão todos os dias, inclusive antes de treinos e jogos do futebol de areia.

“- É um hábito antigo. Quando eu era pequeno, bebia com o meu pai e me acostumei. Bebo sempre pela manhã e após as refeições - explicou o goleiro.

Ao contrário do Paraguai, onde é servido frio, no Uruguai, assim como no Rio Grande do Sul, bebe-se o chimarrão quente. Apesar deste detalhe não muito refrescante, o jogador afirma que isso não atrapalha seu desempenho nas areias.

- De jeito nenhum. Sempre que viajo para jogar, levo comigo o meu kit para preparar a bebida: a erva-mate, a cuia (copo onde se mistura o mate com água quente), a bomba (espécie de canudo de metal usado para beber o chimarrão) e a garrafa térmica. Esses utensílios têm tantas horas de vôo quanto eu. Com tantas milhas aéreas, qualquer dia, eles poderão viajar sozinhos. brincou Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário